| EXPERIÊNCIA |
| Programa de Educação Ambiental – PEA Itapebi em Itarantim: Curso de Formação de Multiplicadores. |
| DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
| 27/09/2013 |
CONCLUÍDO |
2002 |
NÃO INFORMADO |
| TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
|
| ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
|
| LATITUDE | LONGITUDE |
| Grau º -15 Minutos 39 Segundos21 | Grau º -40 Minutos3 Segundos 29 |
| PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
|
| TECNOLOGIA SOCIAL |
|
| NATUREZA DA INICIATIVA |
| Exógena |
| TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
|
| RECURSOS |
|
| PARCERIAS |
|
| FONTE FINANCIADORA |
| | Privado | Nacional |
| FONTE DE PESQUISA |
|
| BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
| A ITAPEBI GERAÇÃO DE ENERGIA é a empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) DE ITAPEBI e, em conjunto com o Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial(SENAI) desenvolveu o Programa De Educação Ambiental – PEA ITAPEBI para atender um dos condicionantes e sua licença ambiental.
A estratégia adotada pelo PEA ITAPEBI, foi de formar multiplicadores entre os professores das escolas municipais e estaduais para promover a inserção do componente ambiental como eixo transversal nos currículos escolares. Ao longo de 17 meses foram desenvolvidas atividades multidisciplinares e interdisciplinares, estabelecendo correlação dos conteúdos entre as disciplinas, propiciando o compartilhamento do conhecimento produzido nas escolas com a comunidade situada no seu entorno. O objetivo deste programa de educação ambiental é de contribuir para que as comunidades dos quatro municípios atingidos pelo empreendimento valorizem os ecossistemas existentes, explorem as manifestações culturais locais e desenvolvam projetos voltados para a geração de renda e uso sustentável dos recursos naturais da região. Foram produzidos para dar suporte ao projeto, vídeos educativos – eco-vídeo, cartilhas educativas, livro “memória técnica do programa”, calendários educativos e álbum seriado. Foram realizadas várias atividades nas escolas, as quais foram compartilhadas com a comunidade dos municípios, através de eventos transdisciplinares que com o apoio das prefeituras e secretarias municipais e participação intensa das lideranças locais e das comunidades em geral. |
| ANEXO |
| ANEXO 15366737465b97c7d24b34c.pdf |
| ANEXO 15366737465b97c7d24c4b0.pdf |