EXPERIÊNCIA
Programa de Educação Ambiental – PEA Itapebi em Itarantim: Curso de Formação de Multiplicadores.
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
27/09/2013 CONCLUÍDO 2002 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
LATITUDELONGITUDE
Grau º -15  Minutos 39  Segundos21 Grau º -40  Minutos3  Segundos 29
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Exógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
PARCERIAS
FONTE FINANCIADORA
| Privado | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
A ITAPEBI GERAÇÃO DE ENERGIA é a empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) DE ITAPEBI e, em conjunto com o Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial(SENAI) desenvolveu o Programa De Educação Ambiental – PEA ITAPEBI para atender um dos condicionantes e sua licença ambiental. A estratégia adotada pelo PEA ITAPEBI, foi de formar multiplicadores entre os professores das escolas municipais e estaduais para promover a inserção do componente ambiental como eixo transversal nos currículos escolares. Ao longo de 17 meses foram desenvolvidas atividades multidisciplinares e interdisciplinares, estabelecendo correlação dos conteúdos entre as disciplinas, propiciando o compartilhamento do conhecimento produzido nas escolas com a comunidade situada no seu entorno. O objetivo deste programa de educação ambiental é de contribuir para que as comunidades dos quatro municípios atingidos pelo empreendimento valorizem os ecossistemas existentes, explorem as manifestações culturais locais e desenvolvam projetos voltados para a geração de renda e uso sustentável dos recursos naturais da região. Foram produzidos para dar suporte ao projeto, vídeos educativos – eco-vídeo, cartilhas educativas, livro “memória técnica do programa”, calendários educativos e álbum seriado. Foram realizadas várias atividades nas escolas, as quais foram compartilhadas com a comunidade dos municípios, através de eventos transdisciplinares que com o apoio das prefeituras e secretarias municipais e participação intensa das lideranças locais e das comunidades em geral.
ANEXO
ANEXO 15366737465b97c7d24b34c.pdf
ANEXO 15366737465b97c7d24c4b0.pdf