EXPERIÊNCIA
Cisternas na escola
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
19/09/2018 ANDAMENTO 2015 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Exógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
PARCERIAS
FONTE FINANCIADORA
| Público
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
É um programa muito importante para a disponibilidade do recurso hídrico, garantindo o funcionamento da escola e a permanência dos alunos. Em centenas de escolas rurais do País, a falta de água de qualidade, assim como de outros serviços básicos como energia e saneamento básico, são fatores que contribuem para o fechamento das escolas, para a baixa taxa de aprovação e o abandono dos estudos (ASA, 2017). Segundo o relatório Direito de Aprender, resultado de pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2009 das 37,9 mil escolas da zona rural da região Semiárida, 28,3 mil não são abastecidas pela rede pública de abastecimento de água (ASA, 2017). A Chegada de água nas escolas a partir da cisterna, portanto, é fundamental para garantir às crianças o direito à água de qualidade e, consequentemente, aumentar a frequência escolar e o desempenho dos/as alunos/as. É também uma maneira de desconstruir o modelo das políticas tradicionais, a partir de uma política de desconstrução e partilha da água e do conhecimento, tecendo uma outra história do Semiárido, a história da inclusão (ASA, 2017). O Cisternas nas Escolas é um passo inicial no sentido de melhoria na situação das escolas do Semiárido, sendo um dos elementos que para a busca de solução dos problemas que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região (ASA, 2017). Referência: ASA – Articulação Semiárido Brasileiro. 2017. Disponível em . Acessado em: 01.08.2017