| EXPERIÊNCIA | |||
| PROJETO ME CONTA - Universidade Livre do Médio Rio das Contas | |||
| DATA DA PESQUISA | SITUAÇÃO ATUAL | ANO DE INÍCIO | ANO DE TÉRMINO |
| 24/10/2013 | ANDAMENTO | 2007 | NÃO INFORMADO |
| TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO | |||
| ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA | |||
| LATITUDE | LONGITUDE | ||
| Grau º -14 Minutos 26 Segundos44 | Grau º -40 Minutos03 Segundos 26 | ||
| PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO | |||
| TECNOLOGIA SOCIAL | |||
| NATUREZA DA INICIATIVA | |||
| Endógena | |||
| TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE | |||
| RECURSOS | |||
| PARCERIAS | |||
| FONTE FINANCIADORA | |||
| | Público | |||
| FONTE DE PESQUISA | |||
| BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA | |||
| O ME CONTA Universidade Livre do Médio Rio das Contas é uma experiência que articula os campos da educação, da cultura e do meio ambiente para potencializar o desenvolvimento local. Esta iniciativa foi concebida e é liderada pelo Instituto Cultural Casa Via Magia e tem como foco 16 municípios que compõe um dos Territórios de Identidade da Bahia o do Médio Rio das Contas. tem como ponto de partida a realização em parceria com moradores e instituições locais de um levantamento das riquezas socioculturais e ambientais de cada município que, uma vez sistematizada, é compartilhada com a comunidade gerando propostas de ações de desenvolvimento local sustentável. Como desdobramento, são realizadas ações que podem ser agrupadas nos seguintes eixos: (a) criação de equipamentos culturais,(b) atividades de formação nas áreas de cultura e desenvolvimento sustentável, (c) realização de eventos culturais que privilegiam a cultura popular local e d) promoção de intercâmbios artístico -culturais. A pedagogia do projeto ME CONTA é baseada “na valorização da diversidade cultural, da biodiversidade e da educação – tanto a informal e tradicional quanto a institucionalizada – compartilhando saberes em parceria com grupos tradicionais, organizações locais, regionais e internacionais”. O projeto se desenvolve a partir de três eixos de ação: “escutar”, “entender” e “expandir”. | |||
| MATÉRIAIS COMPLEMENTARES | |||
|
http://www.viamagia.org/centro/proj_umpassarinhomecontou.php
http://jornaltribunadaregiao.com.br/?p=18844 |
|||