O artesanato com capim dourado, fibra do coco catulé e com seda do Buriti é desenvolvido por 15 mulheres da comunidade Ponte de Mateus, assim como produção de doces e fármacos caseiros, tudo isso de forma sustentável.
Os objetivos dessas produções são gerar renda extra para as famílias, empoderamento das mulheres da comunidade que passam a administrar seus próprios recursos financeiros e lidar com meio ambiente de forma sustentável. A comunidade tem consciência de como extrair do meio ambiente os recurso necessários para a produção dos trabalhos artesanais e passou por treinamentos, por intermédio da Agência 10envolvimento e pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo-SEMATUR, para aprimorar esses conhecimentos. Atualmente a comunidade produz bolsas, brincos, chapéus, colares, esteiras, doces de buriti, doce do fruto bruto (araticum), doce de cajuí e fármacos caseiros com ervas medicinais da região e vende estes produtos através de parcerias, tudo que é produzido é enviado pela comunidade para ser vendido na loja de artesanato no Espaço da Cultura da Prefeitura de São Desidério, em feiras do município e na agência da 10envolvimento.
Como dificuldade encontrada, a Comunidade se sente ainda fragilizada por não haver adesão de todos e sobre a distância da comunidade para o centro do município, que é muito grande, dificultando às vezes o envio das mercadorias para seus parceiros. |