| EXPERIÊNCIA |
| Projeto “Mãe Terra: cultivando e valorizando saberes” |
| DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
| 18/09/2013 |
CONCLUÍDO |
2010 |
2011 |
| TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
|
| ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
|
| LATITUDE | LONGITUDE |
| Grau º -13 Minutos 06 Segundos16 | Grau º -39 Minutos47 Segundos 45 |
| PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
|
| TECNOLOGIA SOCIAL |
|
| NATUREZA DA INICIATIVA |
| Endógena |
| TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
|
| RECURSOS |
|
| PARCERIAS |
|
| FONTE FINANCIADORA |
| | Público | Nacional |
| FONTE DE PESQUISA |
|
| BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
| O projeto Mãe Terra: cultivando e valorizando saberes surge a partir da demanda dos agricultores e agricultoras dos municípios de Ubaíra e Brejões, em conjunto com ações da Rede de Desenvolvimento Social – REDES e do IFBAIANO campus Santa Inês. O projeto se desenvolve no território do Vale do Jiquiriçá, região que possui uma área de 12.415 km², do Estado da Bahia e população total de 335.580 habitantes. O projeto começa a ser desenhado a partir do conhecimento local de doze comunidades e suas ideias de produção agrícola, melhoria da qualidade de vida, com o foco na recuperação e preservação ambiental. A metodologia adotada foi e continua sendo o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) no meio rural, com ações interdisciplinares, a “educação popular” e o “teatro do oprimido” que permite entender e construir novos valores a partir de sua própria história. Como base metodológica foi implantado um “ninho” – espécie de unidade demonstrativa – em cada comunidade. As avaliações são constantes para visualizar os erros e acertos, procurando cada vez mais alcançar os objetivos desejados. A visibilidade e os resultados da proposta estão alcançando outras comunidades. |
| MATÉRIAIS COMPLEMENTARES |
http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/11380
|
| ANEXO |
| ANEXO 15496452305c5db5ae35a8e.pdf |