EXPERIÊNCIA |
Educação Ambiental com Horta em Garrafa PET |
DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
30/09/2014 |
ANDAMENTO |
2013 |
NÃO INFORMADO |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
|
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
|
LATITUDE | LONGITUDE |
Grau º -13 Minutos 35 Segundos58 | Grau º -39 Minutos06 Segundos 55 |
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
|
TECNOLOGIA SOCIAL |
|
NATUREZA DA INICIATIVA |
Endógena |
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
|
RECURSOS |
|
PARCERIAS |
|
FONTE FINANCIADORA |
| Público | Recursos Próprios |
FONTE DE PESQUISA |
|
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
A MAIORIA DAS PESSOAS DA ZONA RURAL, POR NÃO TEREM COLETA DE LIXO, ENTERRA OU QUEIMA SEUS RESÍDUOS, SENDO ESSA AINDA A SOLUÇÃO QUE ELES ENCONTRAM. BASEADO NISSO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE HORTA PET QUE É UM PROCESSO DE AGRICULTURA, PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS, JUNTO A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS. NO PROJETO BUSCA-SE A AÇÃO DO JOVEM NA COMUNIDADE E O PROTAGONISMO JUVENIL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ASSIM, ANTES DA AÇÃO NAS COMUNIDADES, FORAM CONSTRUÍDAS TRÊS HORTAS DE GARRAFAS PETS NA CASA AGROFLORESTAL DO BAIXO SUL, SENDO ELABORADA CADA UMA POR UMA TURMA DE FORMAÇÃO PRA QUE OS ALUNOS PUDESSEM OBTER OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA PASSAREM NAS COMUNIDADES.
O TRABALHO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES E COLÉGIOS DAS COMUNIDADES DOS ALUNOS, EM PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL. OS ALUNOS REALIZAM PALESTRAS INFORMATIVAS, UMA CAMPANHA DE ARRECADAMENTO DE GARRAFAS PETS E POR FIM SE MONTA A HORTA.
É UMA ATIVIDADE SIMPLES, MAS QUE AO MESMO TEMPO AGREGA VÁRIOS CONCEITOS: SUSTENTABILIDADE, SEGURANÇA ALIMENTAR, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. JÁ FORAM MONTADAS HORTAS PET EM TRÊS COMUNIDADES ATÉ O MOMENTO. |
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES |
http://www.fundacaoodebrecht.org.br/imprensa/diariodebordo/post/23/estudantes-desenvolvem-projeto-para-implantacao-de-hortas-em-escolas-do-baixo-sul
|