EXPERIÊNCIA | |||
Escola Familiar Agrícola de Caculé | |||
DATA DA PESQUISA | SITUAÇÃO ATUAL | ANO DE INÍCIO | ANO DE TÉRMINO |
16/10/2014 | ANDAMENTO | 1985 | NÃO INFORMADO |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO | |||
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA | |||
LATITUDE | LONGITUDE | ||
Grau º -14 Minutos 29 Segundos58 | Grau º -42 Minutos15 Segundos 32 | ||
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO | |||
TECNOLOGIA SOCIAL | |||
NATUREZA DA INICIATIVA | |||
Endógena | |||
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE | |||
RECURSOS | |||
PARCERIAS | |||
FONTE FINANCIADORA | |||
| Privado | Nacional | |||
FONTE DE PESQUISA | |||
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA | |||
A escola Familiar Agrícola é uma escola de ensino médio que oferece o curso técnico em agropecuária. Recebe jovens a partir de 13 anos de idade provenientes de cerca de 18 municípios do Sertão Produtivo e outros territórios. Funciona no regime de Pedagogia da Alternância que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo para diminuir a evasão escolar em áreas rurais. Nesse sentido, duas turmas ficam duas semanas e alternam com mais duas turmas que ficam as duas semanas seguintes. A escola conta com cinco professores, um agrônomo e dois veterinários. Os professores são contratados por meio de convênios e alguns moram na própria comunidade escolar. Ainda há a colaboração de monitores que auxiliam as atividades A escola possui plano de ensino sistematizado e além das atividades em sala de aula realiza as seguintes ações: acompanhamento das famílias dos estudantes; produção de hortas de frutas, hortaliças e plantas medicinais; realização de cursos e palestras com a comunidade; criação de ovinos, suínos, bovinos, caprinos; plantio de mudas nativas; plantio de culturas anuais; realização de caminhadas ecológicas; viveiro de mudas; prática de compostagem; cursos de aproveitamento de alimentos; atividades culturais; entre outras ações. Durante o curso a escola busca conhecer e intervir sobre a realidade dos estudantes e sua família e, ao final do curso, esse conhecimento é sistematizado com a montagem do “caderno da realidade” que descreve a vivência do estudante em sua vida pessoal e familiar e a contribuição do curso nessa realidade. Esse caderno é entregue à escola no final do 3º ano. A dificuldade financeira é um fator que merece destaque e muitas vezes limitam a realização das atividades. Quanto as potencialidades, destacam-se a preservação e manutenção da saúde ambiental, reaproveitamento de materiais e alimentos, redução do uso de agrotóxicos por meio da agricultura agroecológica e muitos outros benefícios socioambientais. | |||
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES | |||
https://www.facebook.com/escolafamiliaagricoladecacule/
https://www.youtube.com/watch?v=hc69yq6kdn0 |