EXPERIÊNCIA |
Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) |
DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
29/01/2013 |
ANDAMENTO |
1994 |
NÃO INFORMADO |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
|
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
|
LATITUDE | LONGITUDE |
Grau º -12 Minutos 15 Segundos31 | Grau º -38 Minutos57 Segundos 52 |
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
|
TECNOLOGIA SOCIAL |
|
NATUREZA DA INICIATIVA |
Exógena |
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
|
RECURSOS |
|
PARCERIAS |
|
FONTE FINANCIADORA |
| Público |
FONTE DE PESQUISA |
|
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
O projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) é uma iniciativa voltada para a educação do campo, promovida desde 1994 pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana e secretarias de educação de municípios vizinhos à Feira de Santana. O projeto iniciou com três municípios, e chegou a atingir vinte e seis. Em 2012 atuava em vinte e um (21) municípios - registrados acima. Trata-se de um projeto de formação de professores do campo, o qual são capacitados de forma contínua para atuarem com uma metodologia adequada a realidade do campo e as classes multisseriadas. O trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas municipais busca valorizar os saberes das crianças e suas famílias, num processo onde todas e todos ensinam e aprendem. São trabalhados também valores como respeito às diferenças, amor à terra e autoestima.
Fontes:
http://educacaodocampomoc.blogspot.com.br/
http://escolabernardinopereiradossantos.blogspot.com.br/2011/05/cat-conhecer-analizar-e-transformar.html
http://slideplayer.com.br/slide/8310907/
Acesso: 03 de novembro de 2016 |
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES |
http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?cod_arquivo=10485
|