EXPERIÊNCIA | |||
Projeto Cisternas nas Escolas | |||
DATA DA PESQUISA | SITUAÇÃO ATUAL | ANO DE INÍCIO | ANO DE TÉRMINO |
05/02/2013 | CONCLUÍDO | 2009 | 2011 |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO | |||
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA | |||
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO | |||
TECNOLOGIA SOCIAL | |||
NATUREZA DA INICIATIVA | |||
Exógena | |||
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE | |||
RECURSOS | |||
PARCERIAS | |||
FONTE FINANCIADORA | |||
| Público | |||
FONTE DE PESQUISA | |||
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA | |||
O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos. O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que devem ser priorizadas nas ações do Cisternas nas Escolas. Por meio da ação da Cáritas Regional Nordeste 3 e da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, as 168 cisternas, previstas no projeto, serão construídas em escolas dos municípios de Baixa Grande, Castro Alves, Iaçu, Ipirá, Mairi, Mirangaba, Quixabeira, Várzea da Roça, Itaetê, Nova Redenção, Ibiquera, Itaberaba, Rafael Jambeiro, Wagner, Bonito, Tapiramutá e Piritiba. Além disso, o projeto contribui com a educação contextualizada, a cisterna torna-se um elemento pedagógico e o tema água faz parte do currículo contextualizado da escola. | |||
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES | |||
http://www.asabrasil.org.br/acoes/cisternas-nas-escolas
http://ne3.caritas.org.br/projeto-cisternas-nas-escolas/ |