O TRABALHO DE MUTIRÕES TEM SIDO UMA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS DAS FAMÍLIAS AGRICULTORAS NO BAIXO SUL DA BAHIA, NA COMUNIDADE DO BARROSO, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DE CAMAMU-BA. HÁ DOIS ANOS EXISTE O MUTIRÃO DOS HOMENS QUE SE REÚNEM SEMANALMENTE PARA TRABALHAR NAS PROPRIEDADES UNS DOS OUTROS.
O GRUPO DOS HOMENS CONTA COM SETE INTEGRANTES, QUE TRABALHAM NAS ROÇAS UNS DOS OUTROS, DOIS DIAS POR SEMANA, FAZENDO TODO TIPO DE TRABALHO, COMO ROÇAGEM, COLHEITA E PLANTIO. CADA DIA O TRABALHO É FEITO NA ROÇA DE UM DOS AGRICULTORES, A DIVERSIDADE DE CULTURAS É BASTANTE INTENSA, COMO A DO CACAU, GUARANÁ, CRAVO, BANANA, MANDIOCA, FRUTEIRAS, ENTRE OUTRAS. O DONO DA ROÇA FICA RESPONSÁVEL PELA ALIMENTAÇÃO DOS TRABALHADORES. MAS, O GRUPO TAMBÉM TEM REGRAS, ENTRE ELAS, SE ALGUÉM FALTAR NO DIA DO MUTIRÃO, TEM QUE MANDAR OUTRA PESSOA NO LUGAR OU PAGAR O DIA.
PARA O BARROSO, OS MUTIRÕES TÊM SIDO UM ESPAÇO DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA PRODUTIVO DAS FAMÍLIAS, ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA, UNIÃO E SOLIDARIEDADE ENTRE OS AGRICULTORES. |