EXPERIÊNCIA
Curso Técnico em Floresta Integrado ao Ensino Médio
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
01/11/2013 ANDAMENTO 2011 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
LATITUDELONGITUDE
Grau º -13  Minutos 35  Segundos58 Grau º -39  Minutos06  Segundos 25
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Endógena e Exógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
FONTE FINANCIADORA
| Privado | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
O CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM FLORESTAS ESTÁ INSERIDO NO EIXO TECNOLÓGICO RECURSOS NATURAIS E TEM COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E APTIDÕES PARA A VIDA PRODUTIVA E SOCIAL, INTEGRANDO AS SUAS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E REALIZAÇÕES NO TRABALHO E NA COMUNIDADE DO CAMPO. O CURSO É VOLTADO PARA JOVENS AGRICULTORES (AS) OU FILHOS (AS) DE AGRICULTORES, RESIDENTES NA COMUNIDADE RURAL, QUE TEM APTIDÃO AGRÍCOLA, E ACONTECE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, FACILITANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS JOVENS. O CURSO OCORRE POR MEIO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, NO QUAL OS ALUNOS FICAM DURANTE A ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR E ESTUDANDO DISCIPLINAS TANTO TÉCNICAS, COMO DA BASE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E DEPOIS DESSE PERÍODO, FICAM NAS SUAS PROPRIEDADES APLICANDO OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS ADQUIRIDOS E DESENVOLVENDO PROJETOS AGROFLORESTAIS. DURANTE A REALIZAÇÃO DO CURSO SÃO INCENTIVADAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS PARA A MELHORIA DA PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE, ELEVAÇÃO DOS PADRÕES TECNOLÓGICOS E SOCIOECONÔMICOS, CONTRIBUINDO PARA A REDUÇÃO DO ÊXODO DO CAMPO, O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES FAMILIARES, A PRÁTICA E DIFUSÃO DO ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO FORMANDO PROFISSIONAIS PARA ELABORAR E EXECUTAR PROJETOS AGROPECUÁRIOS E DESENVOLVER EMPRESAS EM SISTEMAS COOPERATIVISTAS.