A FEIRA AGROECOLÓGICA DE CAMAMU SURGIU COMO UMA ALTERNATIVA DE ACESSO AO MERCADO PARA DIVERSAS FAMÍLIAS AGRICULTORAS DA REGIÃO, JÁ QUE A COMERCIALIZAÇÃO TEM SIDO UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR. A FEIRA TEM COMO OBJETIVO, CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE RENDA E AUTONOMIA DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS, ALÉM DE PROMOVER O ACESSO DA POPULAÇÃO LOCAL A ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS, QUE GARANTAM A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DAS FAMÍLIAS E ESTIMULAM O CONSUMO CONSCIENTE.
A FEIRA AGROECOLÓGICA FUNCIONA NO MESMO ESPAÇO DA FEIRA MUNICIPAL, ÀS SEXTAS E SÁBADOS, COM BARRACAS IDENTIFICADAS E PRODUTOS DIVERSIFICADOS, COMO FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, PLANTAS MEDICINAIS, ALÉM DE DOCES, GELÉIAS, COMPOTAS, BALAS, GELADINHOS, BEIJU, SUCOS E BOLOS. HÁ UM ESPAÇO AINDA PARA A VENDA DE ARTESANATO, PRODUZIDO POR UM GRUPO DE MULHERES E TROCA DE SABERES COM INFORMATIVOS E BATE-PAPOS COM OS AGRICULTORES SOBRE SEUS PRODUTOS E O TRABALHO AGROECOLÓGICO.
ATUALMENTE, PARTICIPAM DA FEIRA AGROECOLÓGICA CERCA DE 30 FAMÍLIAS AGRICULTORAS DAS COMUNIDADES DOS ASSENTAMENTOS DANDARA DOS PALMARES, DO ZUMBI DOS PALMARES E DO BARROSO, TODAS LOCALIZADAS NA ZONA RURAL DE CAMAMU. |