EXPERIÊNCIA |
Projeto Integrar o Recôncavo Sul para a Sustentabilidade |
DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
02/09/2013 |
CONCLUÍDO |
2005 |
2009 |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
|
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
|
LATITUDE | LONGITUDE |
Grau º -13 Minutos 01 Segundos49 | Grau º -39 Minutos36 Segundos 17 |
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
|
TECNOLOGIA SOCIAL |
|
NATUREZA DA INICIATIVA |
Exógena |
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
|
RECURSOS |
|
PARCERIAS |
|
FONTE FINANCIADORA |
| Público | Nacional |
FONTE DE PESQUISA |
|
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
O projeto Integrar o Recôncavo Sul para a sustentabilidade é um projeto da Organização não Governamental Centro de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologio Sapucaia, que possui um recorte territorial constituído pelos municípios que integram o núcleo de defesa da Mata Atlântica – região Recôncavo Sul. O projeto visa à formação e o fortalecimento de coletivos educadores para o recôncavo sul, para desenvolver uma proposta política pedagógica de educação ambiental.
A Universidade do Estado da Bahia – UNEB atuou como parceira na execução dos diagnósticos socioambientais e na elaboração da proposta política pedagógica para o coletivo educador. A metodologia dos coletivos educadores caracteriza-se como um estudo de caso em 15 municípios do recôncavo sul acerca de uma proposta de educação ambiental. O estudo subdivide-se em quatro fases: 1. a formação das parcerias; 2. o levantamento dos problemas ambientais de cada município; 3. a implantação do programa de capacitação; e 4. a consolidação da rede de grupos de educadores.
A primeira fase foi realizada com o estabelecimento dos convênios entre as prefeituras e o Ministério Público através do termo de ajuste de conduta - TAC. A segunda foi uma pesquisa de ações participativas para o diagnóstico das necessidades socioambientais de cada município, para compor o projeto político pedagógico dos coletivos. A terceira que se caracterizou-se pela formação dos educadores ambientais, com a capacitação destes em práticas ambientais para a sustentabilidade. Na quarta fase foi realizada a materialização das outras etapas por meio da consolidação da rede de educadores ambientais. |
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES |
http://www.gamba.org.br/ambientais/projeto
|