EXPERIÊNCIA |
Programa de Educação Sanitária e Ambiental |
DATA DA PESQUISA |
SITUAÇÃO ATUAL |
ANO DE INÍCIO |
ANO DE TÉRMINO |
30/10/2013 |
CONCLUÍDO |
NÃO INFORMADO |
2001 |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO |
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ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA |
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LATITUDE | LONGITUDE |
Grau º -13 Minutos 26 Segundos28 | Grau º -40 Minutos25 Segundos 51 |
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO |
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TECNOLOGIA SOCIAL |
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NATUREZA DA INICIATIVA |
Endógena |
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE |
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RECURSOS |
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PARCERIAS |
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FONTE FINANCIADORA |
| Público | Nacional |
FONTE DE PESQUISA |
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BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA |
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizou em 19 municípios da sub-bacia do Rio Jiquiriça o Programa de Educação Sanitária e Ambiental. A metodologia baseou-se na resolução de problemas e na valorização do ambiente como principal recurso pedagógico. A fase preparatória do trabalho abrangeu visitas técnicas, elaboração do perfil socioambiental e articulação com prefeituras, entidades comunitárias, órgãos governamentais e não-governamentais atuantes na área de trabalho ou com objetivos afins. Este trabalho preliminar viabilizou que a equipe técnica da ABES realizasse 16 cursos de capacitação sobre a gestão de recursos hídricos (conferências de Dublin e de Haia, Legislação Federal e Estadual, Panorama Mundial, Brasileiro e Regional) e a discussão dos problemas locais, como a falta de saneamento, o manejo inadequado de agrotóxicos, a destruição das matas ciliares, as práticas não-conservacionistas na agricultura e na criação de gado. O programa formou cerca de 300 multiplicadores, entre técnicos das prefeituras e de órgãos estaduais, professores, produtores rurais, lideranças comunitárias e ambientais. Em todos os cursos foram elaboradas propostas de ação para ampliar em cada município o nível de informação e sensibilização quanto à importância da preservação dos recursos hídricos, através da participação nas associações de atitudes cotidianas de cada cidadão. |
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES |
http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/impactos/vi-005.pdf
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ANEXO |
ANEXO 142238338754c7d91bec31c.pdf |