EXPERIÊNCIA
Formação de Jovens para a Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável - PAIS
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
11/11/2013 ANDAMENTO 2005 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
LATITUDELONGITUDE
Grau º -13  Minutos 26  Segundos28 Grau º -40  Minutos25  Segundos 51
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Endógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
PARCERIAS
FONTE FINANCIADORA
| Público | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A – EBDA, localizado no município de Maracás, desenvolveu ações conjuntas com os alunos do Colégio Estadual Edilson Freire para incentivar jovens e agricultores familiares a desenvolver a produção agroecológica, no projeto Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável – PAIS. O PAIS é uma Tecnologia Social, desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil e apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e Ministério da Integração Nacional, para apoiar e financiar a implantação de hortas em formato circular em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, utilizando princípios agroecológicos. O objetivo é diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda e fortalecendo o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos. A EBDA a cada três meses recebe uma turma de estagiários do curso técnico em agricultura, para visitar os sistemas PAIS e aprenderem as práticas agroecológicas. Nas aulas de campo, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos. Alguns deles permanecem diariamente nos sistemas, para completar a carga horária do estágio. Além de gerar renda para os agricultores familiares estes sistemas têm uma função educacional, onde os estudantes aprendem como desenvolver uma produção rural mais harmônica com a natureza.
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES
http://blogmarcosfrahm.com/projeto-de-tecnologia-social-contribui-para-a-formacao-de-estudantes-em-maracas/
http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/2013/10/parcerias-contribuem-para-formacao-de.html