EXPERIÊNCIA | |||
Projeto Ecopedagogia & Identidade Cultural: O resgate das Plantas Medicinais na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rocinha | |||
DATA DA PESQUISA | SITUAÇÃO ATUAL | ANO DE INÍCIO | ANO DE TÉRMINO |
29/08/2013 | CONCLUÍDO | 2012 | 2013 |
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO | |||
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA | |||
COMPLEMENTO DO MUNICÍPIO | |||
O projeto será executado na Rocinha, comunidade remanescente de quilombos, localizada na encosta da serra das almas a cerca de 20 km do município baiano de Livramento de Nossa Senhora. | |||
LATITUDE | LONGITUDE | ||
Grau º -13 Minutos 35 Segundos19 | Grau º -41 Minutos56 Segundos 32 | ||
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO | |||
TECNOLOGIA SOCIAL | |||
NATUREZA DA INICIATIVA | |||
Endógena | |||
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE | |||
RECURSOS | |||
FONTE FINANCIADORA | |||
| Público | Nacional | |||
FONTE DE PESQUISA | |||
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA | |||
Este projeto tem o objetivo de desenvolver um trabalho de educação ambiental fortalecendo a identidade cultural através do resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais dos remanescentes de quilombo da comunidade da rocinha, localizada no município baiano de Livramento de Nossa Senhora. O projeto realizou a formação de trinta (30) moradores da comunidade através de atividades como reuniões de planejamento, oficinas teóricas e práticas de educação ambiental, produção de plantas medicinais e remédios naturais. foram realizadas atividades de mutirões na comunidade e palestras na Escola Estadual Edvaldo Machado Boaventura em Livramento de Nossa Senhora, ministradas pelos educandos do projeto, com o objetivo de motivar e replicar o conhecimento e saberes trocados durante o projeto. As hortas de plantas medicinais foram idealizadas e construídas pela própria comunidade utilizando barro e garrafas de vidro para a confecção da horta em formato espiral. a comunidade e a escola quilombola utilizam as plantas para consumo próprio. além disso, há na escola um projeto de construção de um minhocário para realização de compostagem. A prática deve possibilitar a articulação entre os saberes específicos da comunidade ao saber científico a fim de construir uma concepção de desenvolvimento pautado na sustentabilidade. o resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais deve estar intimamente ligado ao resgate cultural da comunidade remanescente de quilombo. Além disso, a metodologia enfatiza o empoderamento das mulheres e da juventude, visto que a sua participação ativa é fundamental para o desenvolvimento dos novos valores característicos da ecopedagogia. O registro pedagógico foi realizado de forma participativa com todos os envolvidos no projeto, sendo o produto final uma cartilha e um vídeo-documentário. | |||
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES | |||
https://vimeo.com/135312398
http://rocinhaquilombola2.wixsite.com/rocinhaecopedagogia http://www.meioambiente.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102 https://vimeo.com/137229229 |
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ANEXO | |||
ANEXO 15496525065c5dd21a2282b.pdf |