| EXPERIÊNCIA | |||
| Projeto Ecopedagogia & Identidade Cultural: O resgate das Plantas Medicinais na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rocinha | |||
| DATA DA PESQUISA | SITUAÇÃO ATUAL | ANO DE INÍCIO | ANO DE TÉRMINO |
| 29/08/2013 | CONCLUÍDO | 2012 | 2013 |
| TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO | |||
| ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA | |||
| COMPLEMENTO DO MUNICÍPIO | |||
| O projeto será executado na Rocinha, comunidade remanescente de quilombos, localizada na encosta da serra das almas a cerca de 20 km do município baiano de Livramento de Nossa Senhora. | |||
| LATITUDE | LONGITUDE | ||
| Grau º -13 Minutos 35 Segundos19 | Grau º -41 Minutos56 Segundos 32 | ||
| PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO | |||
| TECNOLOGIA SOCIAL | |||
| NATUREZA DA INICIATIVA | |||
| Endógena | |||
| TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE | |||
| RECURSOS | |||
| FONTE FINANCIADORA | |||
| | Público | Nacional | |||
| FONTE DE PESQUISA | |||
| BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA | |||
| Este projeto tem o objetivo de desenvolver um trabalho de educação ambiental fortalecendo a identidade cultural através do resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais dos remanescentes de quilombo da comunidade da rocinha, localizada no município baiano de Livramento de Nossa Senhora. O projeto realizou a formação de trinta (30) moradores da comunidade através de atividades como reuniões de planejamento, oficinas teóricas e práticas de educação ambiental, produção de plantas medicinais e remédios naturais. foram realizadas atividades de mutirões na comunidade e palestras na Escola Estadual Edvaldo Machado Boaventura em Livramento de Nossa Senhora, ministradas pelos educandos do projeto, com o objetivo de motivar e replicar o conhecimento e saberes trocados durante o projeto. As hortas de plantas medicinais foram idealizadas e construídas pela própria comunidade utilizando barro e garrafas de vidro para a confecção da horta em formato espiral. a comunidade e a escola quilombola utilizam as plantas para consumo próprio. além disso, há na escola um projeto de construção de um minhocário para realização de compostagem. A prática deve possibilitar a articulação entre os saberes específicos da comunidade ao saber científico a fim de construir uma concepção de desenvolvimento pautado na sustentabilidade. o resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais deve estar intimamente ligado ao resgate cultural da comunidade remanescente de quilombo. Além disso, a metodologia enfatiza o empoderamento das mulheres e da juventude, visto que a sua participação ativa é fundamental para o desenvolvimento dos novos valores característicos da ecopedagogia. O registro pedagógico foi realizado de forma participativa com todos os envolvidos no projeto, sendo o produto final uma cartilha e um vídeo-documentário. | |||
| MATÉRIAIS COMPLEMENTARES | |||
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https://vimeo.com/135312398
http://rocinhaquilombola2.wixsite.com/rocinhaecopedagogia http://www.meioambiente.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102 https://vimeo.com/137229229 |
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| ANEXO | |||
| ANEXO 15496525065c5dd21a2282b.pdf | |||