EXPERIÊNCIA
Projeto Ecopedagogia & Identidade Cultural: O resgate das Plantas Medicinais na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rocinha
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
29/08/2013 CONCLUÍDO 2012 2013
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
COMPLEMENTO DO MUNICÍPIO
O projeto será executado na Rocinha, comunidade remanescente de quilombos, localizada na encosta da serra das almas a cerca de 20 km do município baiano de Livramento de Nossa Senhora.
LATITUDELONGITUDE
Grau º -13  Minutos 35  Segundos19 Grau º -41  Minutos56  Segundos 32
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Endógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
FONTE FINANCIADORA
| Público | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
Este projeto tem o objetivo de desenvolver um trabalho de educação ambiental fortalecendo a identidade cultural através do resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais dos remanescentes de quilombo da comunidade da rocinha, localizada no município baiano de Livramento de Nossa Senhora. O projeto realizou a formação de trinta (30) moradores da comunidade através de atividades como reuniões de planejamento, oficinas teóricas e práticas de educação ambiental, produção de plantas medicinais e remédios naturais. foram realizadas atividades de mutirões na comunidade e palestras na Escola Estadual Edvaldo Machado Boaventura em Livramento de Nossa Senhora, ministradas pelos educandos do projeto, com o objetivo de motivar e replicar o conhecimento e saberes trocados durante o projeto. As hortas de plantas medicinais foram idealizadas e construídas pela própria comunidade utilizando barro e garrafas de vidro para a confecção da horta em formato espiral. a comunidade e a escola quilombola utilizam as plantas para consumo próprio. além disso, há na escola um projeto de construção de um minhocário para realização de compostagem. A prática deve possibilitar a articulação entre os saberes específicos da comunidade ao saber científico a fim de construir uma concepção de desenvolvimento pautado na sustentabilidade. o resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais deve estar intimamente ligado ao resgate cultural da comunidade remanescente de quilombo. Além disso, a metodologia enfatiza o empoderamento das mulheres e da juventude, visto que a sua participação ativa é fundamental para o desenvolvimento dos novos valores característicos da ecopedagogia. O registro pedagógico foi realizado de forma participativa com todos os envolvidos no projeto, sendo o produto final uma cartilha e um vídeo-documentário.
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES
https://vimeo.com/135312398
http://rocinhaquilombola2.wixsite.com/rocinhaecopedagogia
http://www.meioambiente.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102
https://vimeo.com/137229229
ANEXO
ANEXO 15496525065c5dd21a2282b.pdf