EXPERIÊNCIA
P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
11/09/2013 ANDAMENTO 2010 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
LATITUDELONGITUDE
Grau º -14  Minutos 13  Segundos41 Grau º -42  Minutos46  Segundos 55
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Endógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
PARCERIAS
FONTE FINANCIADORA
| Público | Privado | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
O Programa Uma Terra e Duas Águas (p1+2) objetiva fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional, além da geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. O projeto tem como meta a construção de 279 implementações tecnológicas, sendo elas: construção de cisternas de enxurrada, cisternas calçadão, barreiros trincheira e barragens subterrâneas, que estão sendo construídas nos municípios de Caetité, Guanambi E Riacho De Santana. Outros municípios de diversos territórios do semiárido também são beneficiados por vários editais executados por diversas unidades gestoras da Articulação Semiárido Brasileiro - ASA. Ao redor da cisterna é construído um quintal produtivo que se trata de uma área protegida de animais (cercada) formada por quatro canteiros onde serão produzidas hortaliças dentro de uma matriz agroecológica. Para essa produção são realizadas reuniões, capacitações e intercâmbios para orientar às famílias atendidas, a exemplo, do curso de gerenciamento de água para produção (GAPA), capacitação de sistema simplificado de manejo de água (SISMA), capacitação para constituição de bancos de sementes e viveiros de mudas. Foram capacitados também pedreiros em técnicas de construção destinadas á captação de água de chuva. As ações de captação de água de chuva juntamente com a educação contextualizada contribuem para elevar o nível de conhecimento dessas famílias e elevar o nível de consciência e sua identidade com a terra, com as plantas e com os animais, além da construção do sentimento de pertença dessas famílias ao sertão. Além disso, está sendo construída outra concepção de semiárido, desconstruindo a proposta de combate à seca proposta que vem ao longo dos séculos e perdura até os tempos atuais e construindo a concepção da convivência com o semiárido. É preciso que se construa um novo modelo de desenvolvimento baseado nisso, pois a convivência se baseia na contramão da degradação, numa proposta de ascensão da população. As principais dificuldades são relacionadas ao transporte e disponibilidade de recursos materiais durante alguns períodos e a falta de assistência técnica às famílias após conclusão do projeto. Como potencialidades têm-se a possibilidade de implantação de casa de sementes e viveiro de mudas dentro do p1+2 que trará um saldo positivo na relação do homem com a terra e em busca da sustentabilidade
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES
http://www.casasemiarido.org.br/
http://www.asabrasil.org.br/
ANEXO
ANEXO 14128864365436efa40934c.pdf
ANEXO 14128864365436efa40b02f.pdf