O PAIS CONTA COM A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO PROJETO DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA (MATA BRANCA) E TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS E ECONOMICAMENTE VIÁVEIS. INICIALMENTE, 50 FAMÍLIAS RECEBERAM APOIO TÉCNICO, ESTANDO QUATRO NA FASE DE COMERCIALIZAÇÃO DAS HORTALIÇAS E LEGUMES, PRODUZIDOS NAS UNIDADES QUE RECEBERAM OS KITS DEMONSTRATIVOS.
O PROJETO TEM GERADO MUDANÇAS NOS HÁBITOS DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS QUE JÁ ESTÃO SE ALIMENTANDO COM AS HORTALIÇAS, LEGUMES E VERDURAS PRODUZIDAS NAS UNIDADES E ESTÃO OBTENDO O RETORNO FINANCEIRO COM A VENDA DOS PRODUTOS NA FEIRA LIVRE MUNICIPAL, REALIZADA AOS SÁBADOS.
OS TÉCNICOS DO MATA BRANCA DESTACAM QUE O PAIS TEM A FUNÇÃO DE EQUILIBRAR A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE, ESTIMULANDO A PRÁTICA DE PRODUÇÕES ORGÂNICAS, COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL. PARA ISSO, CONTA COM A REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÕES EM AGROPECUÁRIA, OFICINAS, MONITORAMENTO DOS KITS DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, EVITANDO O USO DE AGROTÓXICOS E MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS. TAMBÉM SÃO DESENVOLVIDOS TRABALHOS EM GRUPO PARA FORTALECER AS ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS, ALÉM DA PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA E AGRICULTURA IRRIGADA DE BASE FAMILIAR.
ALÉM DE VALORIZAR AS ÁRVORES FRUTÍFERAS ORIUNDAS DA PRÓPRIA CAATINGA, AS AÇÕES VIABILIZAM O ACESSO À ÁGUA, QUE É UTILIZADA DE FORMA CONSCIENTE. TAMBÉM CAPACITAM PARA O MANEJO ADEQUADO DE PRÁTICAS E TÉCNICAS AGRÍCOLAS, COM ENFOQUE AGROECOLÓGICO, REUNINDO PRÁTICAS IMPORTANTES PARA A CONSERVAÇÃO E PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES, MANEJO DA BIODIVERSIDADE E REDUÇÃO DO DESMATAMENTO. |