EXPERIÊNCIA
Curso de Educação Profissional Técnica em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio
DATA DA PESQUISA SITUAÇÃO ATUAL ANO DE INÍCIO ANO DE TÉRMINO
19/09/2013 ANDAMENTO 2011 NÃO INFORMADO
TEMA GERAL / TEMA ESPECÍFICO
ABRANGÊNCIA / TERRÍTORIO / MUNÍCIPIO / BIOMA
LATITUDELONGITUDE
Grau º -13  Minutos 49  Segundos35 Grau º -39  Minutos08  Segundos 32
PÚBLICO ALVO - GÊNERO / IDADE / LOCALIDADE / PÚBLICO FOCO
TECNOLOGIA SOCIAL
NATUREZA DA INICIATIVA
Endógena
TIPO DE INICIATIVA / NOME DA PROPONENTE
RECURSOS
PARCERIAS
FONTE FINANCIADORA
| Público | Privado | Nacional
FONTE DE PESQUISA
BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA
O CURSO BUSCA A FORMAÇÃO DE JOVENS RURAIS POR MEIO DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SUAS COMUNIDADES, APROFUNDANDO CONHECIMENTOS TEÓRICOS PARA VENCEREM OS DESAFIOS QUE POSTERIORMENTE ENCONTRARÃO AO LONGO DA VIDA NO CAMPO CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. VISA CONTRIBUIR PARA A FIXAÇÃO DESSES JOVENS NO CAMPO A FIM DE DIMINUIR O ÊXODO RURAL. O CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM AGRONEGÓCIO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO TEM AUTORIZAÇÃO DO MEC, COM DURAÇÃO DE 3 ANOS. ALÉM DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS, SÃO OFERTADAS AS DA BASE NACIONAL COMUM. TODAS AS DISCIPLINAS SÃO VOLTADAS AO AGRONEGÓCIO, NÃO APENAS A PARTE DE ADMINISTRAÇÃO RURAL, MAS TAMBÉM TODA A PARTE DE FITOTECNIA, TRATOS CULTURAIS, ASPECTOS CULTURAIS, BENEFICIAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL, EM TODO CONTEXTO REGIONAL. O CURSO É REALIZADO POR MEIO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUE PROPÕE UM APRENDER A FAZER E APRENDER A APRENDER, ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, BASEADA NA REALIDADE PROFISSIONAL DESSES JOVENS. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS JOVENS SÃO O DESLOCAMENTO, DEVIDO AS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS. O CURSO INTEGRADO PERMITE AO JOVEM SE DESLOCAR DUAS VEZES NO MÊS PARA A SUA RESIDÊNCIA, SENDO ESSE O ÚNICO INVESTIMENTO DO JOVEM, OS DEMAIS CUSTOS, SÃO DISPONIBILIZADOS PELOS PARCEIROS SOCIAIS.
MATÉRIAIS COMPLEMENTARES
http://www.fundacaoodebrecht.org.br/pdcis/iniciativa/12/casa-familiar-rural-de-igrapiuna